Construindo um futuro sustentável

Graduação
Engenharia Civil

Engenharia Civil

Curso autorizado pela MEC com nota 04!  Portaria de Autorização nº 632, de 28/11/2013, publicada no DOU de 29/11/2013

Mensalidade Matutino: R$ 617,80   | 6 mensalidades por semestre.

Mensalidade Noturno: R$ 850,65  | 6 mensalidades por semestre (valores válidos para o 2º semestre de 2017 para pagamento até dia 5 de cada mês).

ENADE: Não realizado.

COORDENADOR
Profa. Ms. Roberta Moraes Martins
e-mail: engenhariacivil@faex.edu.br
Regime de trabalho: parcial.

 

O projeto Pedagógico está à disposição na Biblioteca, bem como o Regime Geral da FAEX.

Períodos Matutino / Noturno
Duração 10 semestres | 3880 horas
Vagas 80
Objetivo do Curso Carreira: O Engenheiro Civil projeta, gerencia e executa obras das mais simples até as mais complexas. Desenvolve projetos especificando as redes de instalações elétricas e hidráulicas. No canteiro de obras, gerencia as equipes, prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança das edificações.

Diferencial Diferencial FAEX*: Curso autorizado com nota 04 pelo MEC! Laboratórios especializados para aulas práticas em quase todas as disciplinas, como: Lab. de Tec. da Informação 1 , 2 e 3 , Lab. de Física Geral, Lab. de Estruturas, Lab. de Hidráulica, Lab. de Topografia e Georreferenciamento, Lab. de Materiais de Construção Civil, Lab. de Projetos, Lab. de Transporte e Pavimentação entre outros.
Atuação Profissional A cada ano, as universidades brasileiras formam 40 mil engenheiros. Mas, para atender à demanda do mercado, deveriam formar 90 mil. Nos próximos cinco anos, o país precisará contar com 300 mil engenheiros de todas as áreas. E uma das mais importantes – e carentes – é a da engenharia civil. A defasagem entre oferta e procura de engenheiros no setor da construção civil é recente – e uma herança da estagnação econômica do Brasil nas décadas de 1980 e 1990. Muitos graduados trabalham em outras áreas, como a financeira e de marketing. Hoje, com a recuperação econômica, o país depende mais do que nunca dos conhecimentos técnicos específicos dos engenheiros civis. Sem eles, programas federais como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Minha Casa, Minha Vida, bem como as obras para a Copa do Mundo e as Olimpíadas, podem simplesmente parar.

Área de Atuação
Construção urbana
Projetar, construir e reformar prédios e grandes instalações, como estádios esportivos, shopping centers e aeroportos.
Estruturas e fundações
Projetar e edificar fundações e estruturas de madeira, aço ou concreto, que dão apoio às construções, calculando o material necessário e as dimensões da obra.
Gerência de recursos prediais
Manter em ordem a infraestrutura de prédios e estabelecer padrões de qualidade, ocupação e uso do espaço.
Hidráulica e recursos hídricos
Projetar, gerenciar e executar obras de barragens, canais, reservatórios, sistemas de irrigação, drenagem ou obras costeiras.
Infraestrutura
Projetar e construir obras como rodovias, ferrovias, viadutos, portos, metrôs, túneis e viadutos.
Saneamento
Fazer o projeto e construir obras de saneamento básico, como redes de captação e distribuição de água e estações de tratamento de água e esgotos.
Desenvolvimento: SouzaOliveira Publicidade & Prosper Tecnologia