Consulta pública de Diploma comercial@faex.edu.br   (35) 3435-3988  

Volta às aulas: dicas para estudar melhor e passar um semestre tranquilo

03/08/2012

 

A quarta-feira, 1º de agosto, foi marcada pela volta às aulas na FAEX! O retorno à faculdade depois de 30 dias de férias faz com que muitos desfrutem de sensações mistas resultantes de expectativas positivas quanto aos novos aprendizados, do reencontro com amigos somados à responsabilidade perante um novo ciclo de obrigações que se inicia.  Mas, o lado ruim das obrigações da faculdade não precisa ser maior que o lado bom. É o que dizem aqueles que descobriram   como estudar melhor com menos esforço.

Para ajudar o aluno FAEX a encontrar este caminho, publicamos algumas dicas importantes nesta volta às aulas! Aproveite!

Dica 01: Quem anota na hora pode estudar menos depois

Experimente tomar notas à mão, isto porque a escrita manual amplia a memorização imediata e definitiva e o entendimento, reduzindo, portanto, a necessidade de voltar a estudar o mesmo assunto depois.

Portanto, tenha um bloco ou caderno para anotações livres e coloque data, título e matéria no topo de cada página. Não arranque páginas deste caderno, pois a associatividade da sequência em que as informações são anotadas também é uma ferramenta inconsciente poderosa na hora de lembrar o conteúdo.

Importante: Passe a limpo suas anotações! Aproveitar alguns minutos do seu tempo de estudo para escrever no mesmo dia, ou no dia seguinte, pela segunda vez (agora pode ser à mão, no computador ou onde você preferir), os mesmos conceitos anotados durante a aula, organizando-os, analisando e já sintetizando, é rápido, favorece a memorização e o entendimento e pode reduzir ainda mais a necessidade de algumas horas de estudo na véspera da prova.

Dica 02: Ensine para aprender

Faça como os profissionais: ensine para aprender. Após ter estudado, encontre algum colega que entenda menos do que você sobre o assunto da prova e procure explicar a ele alguns dos conceitos básicos.

Organizar mentalmente o assunto, verbalizá-lo, vocalizá-lo e ouvir o feedback do colega são atividades que ajudam a solidificar os fundamentos do seu próprio conhecimento, a correlacioná-los e até a identificar os pontos que você precisa revisar. E ainda por cima pode ajudar o colega.

Se a falta de um colega interessado tornar impossível fazer o serviço completo, há alternativas, como criar um blog  expondo o tema estudado em forma de texto!

Dica 03: Encontre o ambiente certo para estudar

Dentro das suas possibilidades, encontre um lugar sem ruídos externos, sem tentações que o distraiam, com os recursos necessários e com espaço suficiente para espalhar seu material. Procure estudar sempre no mesmo local – o cérebro é uma máquina associativa e se ele associar o ambiente aos atos de estudar, de produzir e de reter informações, você só tem a ganhar.

Dica 04: Gerencie seu tempo

O fundamental é ter e manter uma agenda. Não importa a tecnologia: pode ser um simples caderno ou bloco, uma agenda de papel, um smartphone, a lista de compromissos do seu celular, um site (como a agenda do google), ou o que quer que funcione para você! O importante é que você não esqueça os prazos de seus compromissos para que possa priorizá-los e gerenciar o seu tempo.

Dica 05: Faça o que tem que ser feito diariamente

Estudar apenas na véspera da prova ou passar a noite estudando são maneiras ineficientes de tentar reter a informação. Você pode ir bem  melhor na prova se fizer força para entender os conceitos durante as aulas e estudar um pouco de conteúdo por dia!

Dica 06: Foco no objetivo

As pessoas estudam por várias razões: pensando no mercado de trabalho, na sua carreira profissional, em conseguir ser aprovado em um concurso importante, conseguir uma vaga na multinacional desejada, etc.

Para manter-se motivado, portanto, lembre-se sempre do motivo pelo qual você está estudando! 

Imagens