CPA realizará Pesquisa de Avaliação Docente

11/05/2012

Levantar opiniões dos alunos, professores, funcionários, dos alunos que já se formaram (egressos) e da sociedade sobre o modo como a educação é oferecida pela FAEX a fim de promover melhorias é o grande objetivo da CPA (Comissão Própria de Avaliação), que trabalha para realizar as avaliações dentro da faculdade.
Na FAEX, a CPA é coordenada pela Profa. Walkíria Freitas que, neste mês de maio, irá promover a avaliação dos docentes. Confira a entrevista abaixo:

- O que é CPA e como é sua atuação?
Profa. Walkíria: A CPA é uma comissão que atua na organização das avaliações pertinentes à comunidade acadêmica abrangendo o corpo docente (professores), todos os departamentos da instituição e também fatores relacionados à infraestrutura.

- Todas as faculdades têm uma CPA? Por quê?
Sim, todas as faculdades têm que ter uma CPA desde 2004, quando o governo federal instituiu o SINAES – Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior. Porém, na FAEX, muito antes da lei ser instituída, em 2002, com apenas 60 dias de formação, já se realizou a primeira avaliação. O principal objetivo destas avaliações é detectar pontos fracos da instituição para que sejam melhorados e também verificar necessidades potenciais visando sempre ao melhor atendimento à comunidade, como também excelência na qualidade dos cursos oferecidos.

- Como é composta a Comissão Própria de Avaliação (CPA)?
A comissão é formada por representantes de todos os seguimentos da comunidade acadêmica: alunos, funcionários, professores, coordenadores e também representantes da sociedade civil.

-Qual a importância da pesquisa de avaliação docente para a FAEX?
É através dos resultados da pesquisa que a FAEX pode ter a percepção sobre a qualidade das aulas e dos cursos, de acordo com a visão do alunado. Então, os dados obtidos através da pesquisa colaboram para manter e aprimorar cada vez mais o ensino de excelência que a FAEX quer oferecer sempre aos seus alunos.

- Como e quando será realizada a pesquisa?
A pesquisa será realizada através de um formulário que o aluno preencherá em sala de aula de forma prática e rápida.

-Quais as principais orientações para o aluno?
Os alunos devem fazer sua avaliação conscientemente, ou seja, avaliando o desempenho do professor de acordo com os critérios que estarão na pesquisa: pontualidade, didática, domínio de sala e conhecimento. Este momento não é destinado a “desabafar” questões pessoais, e sim ser um colaborador para o desenvolvimento e crescimento da qualidade do seu curso.

-Quando serão divulgados os resultados?
Após a realização das pesquisas entraremos no período de levantamento dos resultados, seguido da devolutiva aos coordenadores e professores. Em seguida, assim que retornarem das férias, todos os alunos verão publicados nos nossos murais os resultados da avaliação de seus cursos.